Livros são uma excelente fonte de conhecimento, principalmente na gravidez quando ainda não começamos a vivenciar na prática o dia a dia com crianças. Eu adoro ler e me voltei para o tema maternidade quando ainda era “tentante”. Não acho que a leitura seja imprescindível, mas para quem gostar vale as informações.
Acho besteira ler com a intenção de aplicar 100%, cada criança é uma, nem tudo fará sentido para você, mas quase sempre terão dicas interessantes que acrescentarão na SUA forma de educar.
O maior conselho que eu daria para alguém que não é mãe seria: **Siga seus instintos** Ele sempre será um mix do seu coração, com sua razão e todos os conhecimentos e vivências que teve até o momento.
Vou listar os preferidos (não necessariamente nessa ordem):
- O que esperar quando está esperando – Gostei bastante dele, é separado por tópicos e fica muito fácil para consultar e pular as partes que não se aplicam.
- Crianças francesas não fazem manhã – Eu AMEI esse livro, farei um post separado sobre ele, mas resumindo, o tópico central é a importância de saber esperar e os benefícios que traz para toda a família a cerca desse aprendizado. É um exercício diário, pois tendemos a atendê-los prontamente.
- 12 horas de sono com 12 semanas de vida – Também adorei e reli quando ela já estava com 2 meses. Nunca a tive a pretensão de que ela dormisse tão rápido à noite toda, deixei no ritmo dela, mas me ajudou bastante nas retiradas graduais de mamadas. Ele explica detalhadamente, o que me trouxe segurança.
- Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade – Ele passa informações sobre cada fase, adorava ler ao início de cada mês.
E vocês? Quais foram os preferidos?
Ultimamente só compro livros no Amazon e baixo direto pro App Kindle no iPhone ou iPad. Adoro a praticidade de começar a ler na hora, não ocupar espaço em casa e poder ler de luz apagada contando apenas com a luminosidade do aparelho. Têm os que amam tocar no livro, mas gosto de dar essa dica por que os livros, normalmente, saem mais em conta dessa forma.
.